Parlamentares fazem balanço das eleições municipais.

Análises e balanços das eleições 2024 pautaram pronunciamentos na reunião plenária desta quarta (9). Parlamentares destacaram o desempenho de partidos e a atuação da governadora Raquel Lyra nos pleitos municipais.

Governistas

O deputado Joãozinho Tenório (PRD) destacou a eleição de 32 prefeitas e prefeitos correligionários da chefe do executivo estadual, dando ênfase a municípios como Caruaru, que reelegeu o prefeito Rodrigo Pinheiro, que sucedeu Raquel Lyra na administração da cidade. 

“Com seu fundamental apoio 32 prefeitos e prefeitas foram vencedores no seu partido, o PSDB, partido do qual a gestora é vice-presidente nacional e se consagra como a sigla com o maior número de prefeitos no Estado. Além desses, outros 91 gestores passam a integrar a base da governadora que a coloca numa posição de destaque no ecossistema eleitoral de Pernambuco”, destacou Tenório. 

MUNICÍPIOS – Joãozinho Tenório e Antônio Moraes avaliaram que o governo de Raquel Lyra saiu vitorioso do processo eleitoral. Foto: Jarbas Araújo

O parlamentar também elencou os municípios de  São Joaquim do Monte, Camocim de São Félix, Cachoeirinha, Salgueiro, Bezerros, Jaboatão dos Guararapes, Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde e Carpina como importantes cidades que tiveram aliados eleitos. Joãozinho Tenório também fez a prospecção de crescimento para o mesmo grupo político, em caso de êxito no segundo turno em Olinda e Paulista. 

O deputado Antônio Moraes (PP), por sua vez, repercutiu os resultados do último pleito eleitoral na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ele enalteceu a eleição de prefeituráveis da base de apoio de Raquel Lyra, em municípios como Aliança, Goiana, Macaparana, São Vicente Férrer, Itambé, Condado, Carpina, Paudalho, Vicência e Nazaré da Mata.

“Gostaria de reafirmar que a governadora tem lutado e trabalhado incansavelmente para que os municípios pernambucanos avancem. A gente tem procurado, junto com todos os prefeitos e prefeitas eleitos no pleito anterior, entender as dificuldades das diversas localidades”, comentou. 

Nesse sentido, Moraes destacou diversas obras, a exemplo de reformas em mercados públicos; em cozinhas comunitárias e em rodovias. Além dessas iniciativas, ele elencou, ainda, a construção de moradias para a população de baixa renda, e melhorias no abastecimento d’água e na segurança pública.

Oposição

Já o deputado e presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, que faz oposição ao Governo Raquel Lyra, fez outra leitura sobre os resultados das urnas apresentados pela bancada governista. O socialista classificou a performance eleitoral da governadora Raquel Lyra (PSDB) como “o pior desempenho de um líder político que ocupa o Palácio do Campo das Princesas”.

AVALIAÇÃO – Sileno Guedes avalia que a governadora sai do pleito enfraquecida, e exaltou resultado do prefeito do Recife, João Campos. Foto: Jarbas Araújo

“A primeira leitura que faço é que a governadora Raquel Lyra como líder política, como articuladora política teve o pior desempenho de um líder político que ocupa o Palácio do Campo das Princesas, de 2000 até os dias de hoje: de Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos até Paulo Câmara. Mas se quiser ir mais para trás com Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, Miguel Arraes. Nenhum líder desses teve um resultado tão acanhado, como tiveram as forças que são aliadas da governadora Raquel Lyra”, argumentou.

Para Sileno Guedes, a dimensão da força política e eleitoral da chefe do executivo estadual pode ser medida pela eleição no Recife. João Campos, aliado de Sileno foi reeleito com 725. 721 votos ou 78,11% dos votos, enquanto Daniel Coelho (PSD), ex-secretário do atual governo, ficou em quarto colocado no pleito, com 3,21% dos votos, correspondente a 29.788 votantes. 

De acordo com Sileno, o PSB continua tendo o maior número de eleitores do que todos os outros partidos, em Pernambuco. “O prefeito João Campos se torna e se consolida como a maior liderança do nosso partido em nível estadual e nacional”, ressaltou. 

Esquerda x Direita

Para João Paulo (PT), apesar das eleições deste ano ainda apresentarem reflexos do que chamou de “contaminação do eleitorado pelo pensamento da extrema direita”, a esquerda conseguiu ter um bom desempenho. O deputado destacou os resultados alcançados pelo Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, onde elegeu seis prefeitos e 125 vereadores e vereadoras. O parlamentar  também ponderou que é preciso aguardar os resultados do segundo turno para ter um quadro mais preciso do desempenho dos partidos de esquerda nas eleições.

Por fim, ressaltou que as vitórias de João Campos (PSB), no Recife, e das prefeituras conquistadas com o apoio da governadora Raquel Lyra, podem ajudar Pernambuco e o Brasil a ter maior engajamento na luta pela democracia e pelo desenvolvimento do Estado, especialmente no combate à extrema direita. “A manutenção da democracia em nosso país, ameaçada nos anos de Bolsonaro, inclusive com uma tentativa de golpe de estado, deverá se manter como grande desafio a ser enfrentado pelas forças de esquerda”, enfatizou.

DEBATE – Renato Antunes e João Paulo apresentaram visões diferentes do resultado das eleições municipais. Fotos: Jarbas Araújo

Renato Antunes (PL) considerou que a direita foi a vencedora nas eleições deste ano. Para ele, o Brasil hoje tem uma nova configuração pela capacidade de liderança de Bolsonaro e pela incompetência de gestão da extrema esquerda. Ele ressaltou o crescimento da direita no Nordeste, inclusive no Recife. 

“Tenho certeza que a direita consciente, liberal, conservadora vai exercer seu papel democrático nessa eleição e sobretudo na gestão, fiscalizando e cooperando para que Recife, Pernambuco e o Brasil possam crescer”, enfatizou. O parlamentar ainda parabenizou a governadora Raquel Lyra pelos resultados obtidos nos pleitos municipais e por chamar os prefeitos eleitos para o diálogo